Todas histórias aqui escritas circulam pela internet, normalmente por correio eletrônico, e que aparecem aqui e ali, com alguns detalhes alterados, de tal forma que não é possível determinar se algumas são autênticas ou não. O certo é que, verdadeiras ou não, todas elas emocionam, edificam e, principalmente, deixam uma lição que pode ser de grande ajuda, especialmente em momentos críticos.

24 de dezembro de 2012

Origem do Natal e o significado da comemoração



O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal. 

 As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal. 

Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História. 

 A Árvore de Natal e o Presépio



 Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.
O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. As músicas de Natal também fazem parte desta linda festa.

Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

 Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.

O Papai Noel : origem e tradição
 Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.


 Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

A roupa do Papai Noel

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.

 Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.

 Curiosidade: o nome do Papai Noel em outros países

 - Alemanha (Weihnachtsmann, O "Homem do Natal"), Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai (Papá Noel), Chile (Viejito Pascuero), Dinamarca (Julemanden), França (Père Noël), Itália (Babbo Natale), México (Santa Claus), Holanda (Kerstman, "Homem do Natal), POrtugal (Pai Natal), Inglaterra (Father Christmas), Suécia (Jultomte), Estados Unidos (Santa Claus), Rússia (Ded Moroz).

Desejo boas festas para vocês e suas famílias muita saúde, amor, paz, união, felicidade...



12 comentários:

POESIAS SENSUAIS E CONTOS disse...


☆☆
☆A☆
☆fé☆
☆luz☆
☆amor☆
☆união☆
☆alegria☆
☆sucesso☆
☆esperança☆
☆realização, paz☆
☆saúde, sabedoria☆
☆prosperidade, perdão☆
☆e grandes belas amizades☆
☆esses são os meus votos de☆
☆um☆
☆feliz☆
☆natal☆
☆e um☆
☆2☆
☆0☆
☆1☆
☆3☆
☆cheio☆
☆de grandes realizações☆
☆☆Poeta Francis Perot☆☆

Unknown disse...

Que linda história minha amiga, muita coisa eu não sabia. Adorei!

Te desejo um Feliz Natal cheio de amor e paz no ♥

Beijãoo XD

Por Amor disse...

Mari@ amei seu post li e reli contei a história ao meu filhote que ficou parado me olhando ...e depois perguntou ...pai papai noel não é você !!! porque costumava me vestir de papai noel quando ele era pequeno para lhe entregar os presentes e também para distribuir nas ruas do bairro ...Um lindo e feliz natal a te e seus familiares um beijo a fetuoso Pedro Pugliese

Anônimo disse...

Oi Mar@. Que belo post minha queria. Vim te trazer meu abraço e desejar Que Deus derrame flores perfumadas para atapetar o seu caminho
E tire dele todos os espinhos.
Uma noite mágica e abençoada.
Que o amor e a fartura de bons sentimentos sejam abundantes.
Um natal abençoado para você
Beijos com meu carinho e meu afeto
Gracita

Unknown disse...

Gracias querida amiga, por ésta historia, que no por conocida. quita mérito a tu aporte, sabes?, me encanta estar en tu blog, me produce una armonía con mi entorno, al estar junto a la naturaleza; te deseo felicidad total en ésta navidad y próspero año nuevo, en compañía de tu familia y amigos,,,,besos.

Χρυσούλα disse...

Χρόνια Πολλά!!! Χρόνια Καλά!!! Χρόνια Ευλογημένα!!!

Lorena Leitte disse...

lindo !!!
maravilhoso como sempre !!!
seu blog realmente me encanta !
tudo de bom
abraços

Teresa Almeida disse...

Gosto de recordar porque a memória nos atraiçoa facilmente.
Que melhor mensagem, nesta quadra, do que esta perquisa acerca do Natal e seus rituais.
Obrigada, minha querida amiga, e que o novo ano te cubra de felicidade.
Xi coração enorme.

Teresa

Vane M. disse...

Oi, Maria! Lindo texto, com curiosidades que atiçam a magia da época. Desejo que seu 2013 seja maravilhoso, repleto de conquistas e alegrias! Um abraço!

Lylian Boiteux disse...

Muito lindo este blog.Obrigada por me seguir.Beijo,Lylian

★MaRiBeL★ disse...

⋱★⋰⋱★⋰⋱★⋰⋱★⋰⋱★⋰⋱★
..TE DESEO UN FELIZ AÑO.
⋱★⋰⋱★⋰⋱★⋰⋱★⋰⋱★⋰⋱★
▄████▄░▄███▄░░▄██░▄████▄
▀▀░▄██░██░██░████░▀▀░▄█▀
░▄██▀░░██░██░░░██░▄▄░▀██
██████░▀███▀░░░██░▀████▀
⋱★⋰⋱★⋰⋱★⋰⋱★⋰⋱★⋰⋱★
.........MaRiBeL........
⋱★⋰⋱★⋰⋱★⋰⋱★⋰⋱★⋰⋱★

Paulo_Sotter disse...

Oi Mari@, passando para te desejar um ano novo de muita paz e saúde, pleno de realizações. Feliz 2013!!!