Todas histórias aqui escritas circulam pela internet, normalmente por correio eletrônico, e que aparecem aqui e ali, com alguns detalhes alterados, de tal forma que não é possível determinar se algumas são autênticas ou não. O certo é que, verdadeiras ou não, todas elas emocionam, edificam e, principalmente, deixam uma lição que pode ser de grande ajuda, especialmente em momentos críticos.

27 de setembro de 2012

Plenitude


Vai alto o dia. O sol a pino ofusca e vibra.  O ar é como de forja.
A força nova e pura da vida embriaga e exalta. E eu sinto. fibra a fibra,
 Avassalar-me o ser a vontade da cura.

 A energia vital que no ventre profundo da Terra estuante ofega e penetra as raízes,
 Sobe no caule, faz todo galho fecundo e estala na amplidão das ramadas felizes,

 Entra-me como um vinho acre pelas narinas… Arde-me na garganta… E nas artérias sinto
 O bálsamo aromado e quente das resinas que vem na exalação de cada terebinto. 

 O furor de criação dionisíaco estua no fundo das rechãs, no flanco das montanhas, e eu absorvo-o nos sons, na glória da luz crua e ouço-o ardente bater dentro em minhas entranhas 

 Tenho êxtase de santo… Ânsias para a virtude… Canta em minh´alma absorta um mundo de harmonias. Vêm-me audácias de heroi… Sonho o que jamais pude - Belo como Davi, forte como Golias…

E neste curto instante em que todo me exalto de tudo o que não sou, gozo tudo o que invejo, e nunca o sonho humano assim subiu tão alto nem flamejou mais bela a chama do desejo.

 E tudo isso me vem de vós, Mãe Natureza! Vós que cicatrizais minha velha ferida… Vós que me dais o grande exemplo de beleza e me dais o divino apetite da vida!

 Manuel Bandeira

10 comentários:

Χρυσούλα disse...

Mari...κάθε φορά η επίσκεψή μου στο blog σου...με ηρεμεί πολύ!...και μου βγάζει κάτι θετικό...Καλή συνέχεια σου εύχομαι!

María José Collado disse...

Erotismo sublime cargado de belleza. Es un lindo blog.

Un saludo

Alexandra Abarca disse...

Hola María:

un gusto saludarte.

Hoy no me sirvió el traductor y hice portuñol y de lo que entendí me encantó.

Feliz fin de semana

Ale
Costa Rica

Edum@nes disse...

Vai o alto dia, o sol a pino
No cimo daquela pedra ele via
Mas desconhecia o seu destino!

Via as ondas do mar
A espuma que traziam
Para longe a olhar
Seus braços se abriam!

Boa noite para você Maria
Com certeza, se eu pudesse
Conhecê-la muito gostaria.

beijinhos
Eduardo.

Elisabete disse...

A música com este poema é sublime! Bom fim de semana

Por Amor disse...

Muito lindo ...Linda escolha ...repleta de sentimentos obrigado por seu carinho la no blogger ..com um beijo Pedro Pugliese

Vane M. disse...

Essa poesia me fez pensar em como pode ser profunda a ligação com a natureza. Lindo poema, um abraço!

cris disse...

O que teria Bandeira?
"Neste curto instante..."
Diferente de você?
Agradeço a companhia.

Unknown disse...

Um encanto!
Bjinhos no ♥

Teresa Almeida disse...

Poema que nos eleva em beleza e em vida.
Boa escolha!

Beijo.